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O IMPACTO DO CUSTO DE IMPORTAÇÃO NA ESTRATÉGIA COMERCIAL

Nos anos de 2020 e 2021, o cenário comercial apresentou mudanças nunca antes vistas: empresas paradas em decorrência da pandemia de COVID-19, variações cambiais expressivas e mais recentemente um grande choque em relação aos fretes marítimos – que deve perdurar pelo menos até a segunda metade do ano de 2022, segundo Cecilia Barría (BBC News).

Há cerca de um ano, um contêiner da China para os Estados Unidos custaria aproximadamente U$2 mil, mas o custo atual está em torno de U$20 mil. Essa alta nos custos de importação se reflete no preço dos produtos, desde matérias-primas até outros bens de consumo e alimentos.

Cecilia entende que tal aumento pode ser justificado pela junção de diversos fatores, como a escassez de navios e contêineres, gargalos nos portos – ocasionados pelas restrições da pandemia -, interrupção de operações na China por motivos climáticos, bem como pela diminuição da produção fabril do país – para conter a disseminação de novas variantes do coronavírus. De maneira geral, a pandemia trouxe grandes impactos na economia mundial no ano de 2020, e as novas variantes do vírus continuam a fazê-lo, mesmo com o tão esperado avanço da vacinação.

Esse fenômeno traz um novo rumo à gestão de estoque das empresas. A produção e o embarque, o transporte e o desembaraço aduaneiro, que antes se cumpriam em 3 meses, agora, podem demorar muito mais, devido à falta de suprimentos e ao gargalo dos portos – aspectos que alteram a precificação, a estratégia de vendas e tornaram o desenvolvimento de novos produtos mais arriscado. Por isso, torna-se indispensável uma boa prática de fidelização de clientes, a fim de que as previsões sejam sólidas, as vendas sejam mantidas e, sobretudo, as necessidades dos clientes sejam supridas.

Diante desse cenário, a HP Chem adotou medidas que priorizam o desenvolvimento de relações duradouras com seus clientes, através de: planejamento estratégico, distribuição ágil e flexível, fornecimento de todo e qualquer apoio técnico necessário, além de pronto atendimento por meio de seus canais de comunicação. Afinal, o objetivo é ver “nossa eficiência aumentando sua produtividade”.

REFERÊNCIAS:
BARRÍA, Cecilia. Como uma das maiores crises de transporte marítimo da história pode afetar seu bolso. Bbc News Mundo.
5 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-58454798. Acesso em: 26 out. 2021.